5 erros que você não pode cometer na decoração

Postado em 13/03/2020

Encarar o desafio de decorar a casa pode parecer divertido e desafiador ao primeiro olhar, mas pode se tornar uma grande dor de cabeça se alguns cuidados não forem tomados. Separamos cinco erros comuns na decoração de ambientes, e, depois destas dicas, não tem mais desculpa para não se atirar de cabeça e remodelar seu lar sem medo.

Excesso de objetos decorativos

Ok, a gente entende que as lembrancinhas de viagem merecem um espaço especial na estante, mas o excesso de objetos pode causar um efeito negativo na decoração do ambiente. Reserve um móvel especial para os souvenirs, assim eles ganham destaque todos juntos, sem interferir na disposição dos demais itens. É importante prestar atenção na harmonia, para que eles sejam agradáveis e estimulem a convivência.

Poucos móveis, ou móveis em acesso

Móveis na medida certa! Pense no número de pessoas e os lugares necessários para acomodá-las. Alterne sofás e poltronas, e prefira bidês ao invés de mesas de centro caso a metragem seja limitada. Reserve sempre um espaço para circulação, mas não abra mão de locais para armazenamento. A dica é sempre planejar o mobiliário visando os hábitos das pessoas que irão utilizar o ambiente.

Seguir tendência e não estilo

Quantas vezes nos últimos 10 anos você redecorou sua casa? Quando decidimos reformular os ambientes é importante prestar atenção no tempo de uso daquele espaço e priorizar objetos que personalizem o design àqueles que são moda no momento. Também é necessário prestar atenção nas combinações de estilos, nem sempre um móvel contemporâneo cabe em uma decoração vintage!

Abusar das cores, ou ter medo delas

É importante atentar para o fato de que os ambientes devem ser agradáveis, portanto, paredes escuras ou com cores muito chamativas devem ser combinadas com tonalidades mais neutras. Não é proibido abusar do colorido, mas procure utilizar aqueles que são opostos complementares na tabela cromática, como o roxo e o verde, por exemplo. Quando a decoração for muito neutra, toques coloridos, adquiridos através da decoração ou folhagens, podem trazer vida.

Esquecer da iluminação

A iluminação é o ponto chave em qualquer espaço! É ela que ambienta e dita como aquele local será utilizado. Cozinhas geralmente pedem uma iluminação abundante, com tonalidade mais branca. Já uma adega ou sala de televisão necessitam de uma iluminação mais baixa, com cor mais amarelada. O que não pode acontecer é algum canto do ambiente permanecer escuro, sem incidência de luz.