Dia Mundial do Rock: conheça a história do Rock no Brasil


Para o Dia Mundial do Rock, que tal relembrar a trajetória do rock no Brasil?

Esse gênero musical tão abraçado pelos brasileiros conta a nossa história e contempla grandes nomes de momentos marcantes do país.

Originado em meados de 1950 nos Estados Unidos, não demorou muito para o rock chegar até aqui e ganhar um toque único do Brasil.

Confira o que cada época teve de especial no rock brasileiro!

Anos 60

Tudo começa aqui. Celly Campello, a paulista que começou a sua carreira precocemente e teve grandes sucessos como Banho de Lua e Estúpido Cupido, músicas até hoje reconhecidas como referências dessa época.

Em seguida, surgiu a famosa Jovem Guarda, movimento cultural precedido por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, cujas músicas possuíam letras românticas e ritmos mais acelerados do que os convencionais da época.

Na segunda metade dos anos 60, surgiu o movimento Tropicália, cujos precursores eram nada mais nada menos do que Caetano Veloso e Gilberto Gil. O ritmo era uma fusão entre os mais tradicionais gêneros da música com as guitarras elétricas.

Para finalizar a década, os Mutantes, também participantes do movimento Tropicália, foram os pioneiros na irreverência e na mistura com músicas estrangeiras.

Anos 70

A década de 70 também foi marcada por grandes nomes. Para começar, o inesquecível Raul Seixas, cantor e compositor de músicas consagradas na história brasileira.

Outra figura memorável é a Rita Lee, ex-integrante do grupo Os Mutantes, e participante também da banda Tutti Frutti.

Nessa época, os rocks mais pesados como o hard rock e o pré-punk começaram a ser mais conhecidos, com Arnaldo Baptista e Joelho de Porco, respectivamente.

Anos 80 e o Rock in Rio

Foi nessa década que surgiu o evento mais famoso do rock no Brasil, mais especificamente no ano de 1985: o Rock in Rio. Por meio desse evento, surgiram várias bandas famosas internacionais ao Brasil e o país começou a entrar na rota dos shows de grandes artistas.

Nessa época, diversos movimentos evocaram a participação mais ativa dos jovens nas causas sociais e a sua reivindicação em relação aos seus direitos. Dessa forma, muitas letras refletiam a insatisfação com a ditadura militar e o desejo por mudanças.

Assim, surgiram bandas como Blitz, Paralamas do Sucesso, Ultraje a Rigor, RPM, Camisa de Vênus, Legião Urbana, Garotos Podres e Ira!

Anos 90

A década de 90 foi marcada pela fusão com diversos estilos, como o reggae nas bandas Skank e Cidade Negra, e até o forró, em Os Raimundos.

Foi nesse período também que outras grandes bandas surgiram, como Nação Zumbi, Los Hermanos, Mamonas Assassinas, Pato Fu, Jota Quest e Charlie Brown Jr.

O grande legado dessa época perdura até os dias atuais e deixa registros até mesmo nas novas gerações, influenciadas por seus antecessores.

E para você, qual a melhor época do rock no Brasil?

Que tal conferir a nossa playlist de rock brasileiro no Spotify? Lá, nós selecionamos o melhor de cada década pensando especialmente em você.

Voltar

Confira outras ideias

Conheça nossos ambientes

Solicite seu projeto

Transforme o seu lar com ambientes planejados para a sua comodidade. É rápido, simples e sem custo.

Solicitar

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, analisar o desempenho e personalizar o conteúdo. Nós respeitamos sua privacidade e você tem o controle. Para mais informações acesse nossa política de cookies.