Elementos do Brasil
Energia pura, histórias envolventes e características marcantes em cada região: o Brasil é um lugar incrível e rico em aspectos culturais e artísticos. Mergulhando profundamente em cada um destes pontos, a Casa Brasileira lançou a campanha “Elementos do Brasil”, um manifesto que cria uma conexão ainda maior com a essência Brasileira.
Para enriquecer a campanha de forma visual e representar as regiões brasileiras, encontramos cinco elementos que expressam de forma autêntica a brasilidade presente em cada uma delas. Continue lendo e saiba mais sobre cada um deles e porque fazem parte da nossa nova campanha.
Árvore símbolo do Rio Grande do Sul, também representada por um ramo na bandeira do Paraná, a erva-mate tem raízes profundas na cultura dos estados do Sul.
O chimarrão, feito a partir da erva-mate, é um costume bem vivo na cultura brasileira, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
E foi pensando na importância deste costume que a Casa Brasileira abraçou a erva-mate como um dos destaques da sua nova campanha, fazendo referência à planta e ao costume de uma forma bem sutil: um símbolo criado com a folha da erva-mate.
A arte brasileira é um presente para o mundo. Ela reúne inspiração, criatividade e a capacidade de deixar tudo melhor. Conhecida no mundo inteiro e referência na cidade maravilhosa, a Calçada de Copacabana é resultado do olhar artístico de Roberto Burle Marx.
Inicialmente desenvolvida com linhas perpendiculares à praia, foi a partir do olhar de Roberto Burle que a calçada ganhou um desenho novo, que dá continuidade ao mar.
Encantada pela capacidade brasileira de tornar tudo melhor, a Casa Brasileira inseriu a Calçada de Copacabana na forma de um elemento na sua nova campanha.
Leal aos mais profundos sentimentos, a música brasileira é inspiradora. Basta um olhar atento para encontrar diversos estilos incríveis espalhados por todas as regiões do país.
Foi com esse olhar que a Casa Brasileira ouviu o som da Viola de Cocho, conheceu sua história e se apaixonou pelo instrumento que comprova nossa infinita capacidade de manifestar nossa cultura.
Na forma de uma Viola de Cocho, este elemento ilustra a música brasileira e faz um aceno especial à expressão musical da região Centro-Oeste.
O Brasil é repleto de riquezas que inspiram na cor e no sabor, e o cacau é um bom exemplo disso. Em determinado momento da nossa história, ele foi considerado moeda e deu vida a expressões como “para abrir um negócio, é preciso cacau!”.
Foi admirando sua versatilidade e infinitas qualidades que a Casa Brasileira prestou homenagem ao cacau, largamente produzido na Bahia, em forma em um elemento que faz referência à região nordeste e tem tudo a ver com a nossa energia.
A lingua portuguesa falada no Brasil tem milhares de palavras colhidas de linguas indígenas, como Mandioca, Carioca e Capivara. E por falar em lingua, os primeiros indígenas da América Latina que receberam os viajantes europeus tinham algo bem peculiar em comum: a família de línguas Arawak.
Kankúrua, “Casa Sagrada” em Arawak, é o nome dado a um grafismo elaborado por estes povos. Ao conhecer esse grafismo, a Casa Brasileira teve certeza que havia encontrado o último elemento da sua nova campanha.
Deste mergulho profundo, a Casa Brasileira resgata verdadeiros achados da cultura nacional e traz para a sua comunicação um Brasil observado de perto, respeitando sua gente, seu jeito e sua história secular.
Gostou do conteúdo? Acompanhe a Casa Brasileira nas redes sociais e fique sempre sabendo quando a gente posta algo novo por aqui.