Dia Mundial do Rock: conheça a história do Rock no Brasil
Para o Dia Mundial do Rock, que tal relembrar a trajetória do rock no Brasil?
Esse gênero musical tão abraçado pelos brasileiros conta a nossa história e contempla grandes nomes de momentos marcantes do país.
Originado em meados de 1950 nos Estados Unidos, não demorou muito para o rock chegar até aqui e ganhar um toque único do Brasil.
Confira o que cada época teve de especial no rock brasileiro!
Anos 60
Tudo começa aqui. Celly Campello, a paulista que começou a sua carreira precocemente e teve grandes sucessos como Banho de Lua e Estúpido Cupido, músicas até hoje reconhecidas como referências dessa época.
Em seguida, surgiu a famosa Jovem Guarda, movimento cultural precedido por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, cujas músicas possuíam letras românticas e ritmos mais acelerados do que os convencionais da época.
Na segunda metade dos anos 60, surgiu o movimento Tropicália, cujos precursores eram nada mais nada menos do que Caetano Veloso e Gilberto Gil. O ritmo era uma fusão entre os mais tradicionais gêneros da música com as guitarras elétricas.
Para finalizar a década, os Mutantes, também participantes do movimento Tropicália, foram os pioneiros na irreverência e na mistura com músicas estrangeiras.
Anos 70
A década de 70 também foi marcada por grandes nomes. Para começar, o inesquecível Raul Seixas, cantor e compositor de músicas consagradas na história brasileira.
Outra figura memorável é a Rita Lee, ex-integrante do grupo Os Mutantes, e participante também da banda Tutti Frutti.
Nessa época, os rocks mais pesados como o hard rock e o pré-punk começaram a ser mais conhecidos, com Arnaldo Baptista e Joelho de Porco, respectivamente.
Anos 80 e o Rock in Rio
Foi nessa década que surgiu o evento mais famoso do rock no Brasil, mais especificamente no ano de 1985: o Rock in Rio. Por meio desse evento, surgiram várias bandas famosas internacionais ao Brasil e o país começou a entrar na rota dos shows de grandes artistas.
Nessa época, diversos movimentos evocaram a participação mais ativa dos jovens nas causas sociais e a sua reivindicação em relação aos seus direitos. Dessa forma, muitas letras refletiam a insatisfação com a ditadura militar e o desejo por mudanças.
Assim, surgiram bandas como Blitz, Paralamas do Sucesso, Ultraje a Rigor, RPM, Camisa de Vênus, Legião Urbana, Garotos Podres e Ira!
Anos 90
A década de 90 foi marcada pela fusão com diversos estilos, como o reggae nas bandas Skank e Cidade Negra, e até o forró, em Os Raimundos.
Foi nesse período também que outras grandes bandas surgiram, como Nação Zumbi, Los Hermanos, Mamonas Assassinas, Pato Fu, Jota Quest e Charlie Brown Jr.
O grande legado dessa época perdura até os dias atuais e deixa registros até mesmo nas novas gerações, influenciadas por seus antecessores.
E para você, qual a melhor época do rock no Brasil?
Que tal conferir a nossa playlist de rock brasileiro no Spotify? Lá, nós selecionamos o melhor de cada década pensando especialmente em você.