Dia do folclore: relembre 4 lendas do folclore brasileiro


No dia de hoje, celebramos o Dia do Folclore. Tão importante para a nossa cultura, o folclore brasileiro é rico em personagens marcantes e histórias que encantam pessoas de todas as idades, nossa brasilidade expressa em contos que só o nosso povo é capaz de transmitir.

Passadas de geração em geração, as lendas folclóricas resgatam as nossas tradições, fortalecem a nossa identidade e incentivam a reflexão de nossas tradições brasileiras.

Para celebrar essa data, que tal relembrar 4 lendas do folclore brasileiro?

1.   Saci-pererê

Conhecido pelas suas travessuras, o saci-pererê possui uma perna só, utiliza um gorro vermelho e está sempre com um cachimbo na boca. Ele vive na floresta, mas sempre sai para aprontar com as pessoas e os animais.

Diz a lenda que ele costuma incomodar os cavalos e trançar as suas crinas, desligar as luzes das casas, queimar ou estragar as comidas e fazer objetos desaparecerem. Além disso, ele gera redemoinhos que trazem sujeiras e espalham folhas.

Ainda de acordo com as histórias, para que ele pare de aprontar as suas, deve-se capturá-lo com uma peneira, tirar seu gorro e colocá-lo em uma garrafa.

2.   Sereia Iara

De acordo com a lenda, Iara era uma ótima guerreira que suscitava grandes elogios por parte do pai, o que causava muita inveja dos seus irmãos. Por isso, eles começaram a planejar a sua morte e, para se proteger, ela matou todos eles. Com medo da reação do pai, ela fugiu pelas matas, mas foi encontrada e jogada entre os rios Negro e Solimões. Em seguida, os peixes a encontraram e levaram-a até a superfície da água, e sob a luz da lua cheia, ela tornou-se a sereia Iara

Iara, desde então, chama a atenção dos homens que a veem, tanto pelo seu canto, quanto pela sua beleza. Seduzidos por ela, eles são levados por ela e desaparecem.

3.   Curupira

O curupira é um personagem originário das histórias indígenas. Ele é uma pessoa pequena, de cabelos ruivos e com os pés ao contrário.

Sua grande missão é ser o guardião da floresta. Por isso, ele sempre atormenta pessoas que entram na floresta para cortar árvores e caçar animais com seu assovio estridente e algumas pegadinhas.

Para agradá-lo, algumas pessoas tentam presenteá-lo com fumo e cachaça, mas ele sabe reconhecer as boas e as más intenções. Inclusive, ele nunca consegue ser encontrado, pois uma vez que seus pés são ao contrário, não é possível identificar os trajetos.

4.   Cuca

Muito conhecida pela obra de Monteiro Lobato, o Sítio do Pica-pau Amarelo, a Cuca é uma mistura de gente com jacaré, possui unhas enormes e umas voz assustadora.

Ela é conhecida por assustar e roubar as crianças que forem desobedientes. É por isso que aparece até mesmo em cantigas de ninar e é uma forma de fazer com que as crianças durmam no horário indicado pelos pais.

É sempre bom relembrar as histórias que fizeram parte da nossa infância e nos fazem conectar com a cultura do nosso Brasil, né!?

Nos siga nas nossas redes sociais para acompanhar a Casa Brasileira!

Voltar

Confira outras ideias

Conheça nossos ambientes

Solicite seu projeto

Transforme o seu lar com ambientes planejados para a sua comodidade. É rápido, simples e sem custo.

Solicitar

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, analisar o desempenho e personalizar o conteúdo. Nós respeitamos sua privacidade e você tem o controle. Para mais informações acesse nossa política de cookies.