Arquitetura brasileira: O nosso jeito de dar forma ao mundo
Os arquitetos brasileiros são irrefreáveis. Seu jeito de ver a vida, com beleza e humanidade, transforma os espaços em lugares acolhedores, funcionais, belos e repletos de significado. A arte de olhar para o mundo com o coração carregado de bagagem, respirando o profundo ar da inspiração e encontrando maneiras de dialogar com o mundo para criar o novo é o assunto do blog da Casa Brasileira de hoje.
A nova geração de profissionais vêm cada vez mais apaixonada pelo o que faz e encontra um mar de inspiração e sabedoria nos grandes nomes da arquitetura brasileira. Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha, Lina Bo Bardi, Roberto Burle Marx e diversos outros nomes mostram o quanto a harmonia entre trabalho e talento é capaz de marcar as décadas.
Responsável pelos projetos do Palácio Itamaraty, Palácio da Alvorada, Conjunto do Ibirapuera e muitos outros retratos da arquitetura brasileira, Oscar Niemeyer é um nome conhecido no mundo inteiro e integrou a equipe de arquitetos que desenvolveu a sede da Organização das Nações Unidas nos EUA.
Com o mesmo jeito brasileiro de olhar para o mundo, Rosa Grena Kliass, considerada uma das mais importantes na história do paisagismo brasileiro moderno e contemporâneo, concebeu o Projeto Paisagístico da Avenida Paulista. Ainda sobre os grandes feitos dos arquitetos icônicos brasileiros, Lina Bo Bardi deu vida ao majestoso Museu de Arte de São Paulo e ao SESC Pompeia, enquanto Roberto Burle Marx redesenhou a Calçada de Copacabana harmonizando-a com o mar.
Hoje, a arquitetura brasileira está ainda mais em contato com o mundo e cada vez mais os profissionais do nosso país descobrem novas maneiras de criar espaços com sustentabilidade e tecnologia. Ruy Rezende, Adriana Levisky, Aníbal Sabrosa, Sylvia Rola e Sergio Caldas são alguns dos nomes que marcam a arquitetura brasileira com essa profunda ligação com a natureza e o futuro.
Gostou do conteúdo? Siga a Casa Brasileira nas redes sociais e fique sabendo sempre que postarmos algo novo aqui.