Fibras naturais: personalidade e sofisticação para ambientes
As fibras naturais vêm tecendo sua história na decoração brasileira desde os anos 20. Mas, elas ganharam destaque significativo entre as décadas de 1950 e 1970, compondo os lares com um toque rústico presente em tapetes, objetos decorativos, cestos e luminárias.
E você sabia que essa tendência está em alta novamente?
Os materiais orgânicos voltaram com tudo, principalmente na decoração de ambientes internos por transmitirem a sensação de leveza e de acolhimento que muitas famílias buscam.
Sem contar que estes elementos naturais celebram a imensidão da cultura brasileira e a força e a beleza do artesanato tramada por milhares de mãos.
O motivo disso?
Essa tendência não só resgata e valoriza o trabalho artesanal, mas também reforça questões como: durabilidade, versatilidade e beleza nos projetos de decoração.
Tudo isso vem à tona como reflexo de um consumidor mais consciente que busca maior interação com a natureza, com a sustentabilidade e que busca um propósito maior do que simplesmente consumir em excesso.
Se isso tudo faz sentido pra você, chegou a hora de conhecer algumas fibras vegetais (bem como suas aplicações) que têm um poder de transformar o seu ambiente, tornando-o ainda mais acolhedor e autêntico. Confira e inspire-se!
ALGODÃO
Bastante popular, o algodão apresenta uma textura macia, leve, confortável e durável, frequentemente utilizado para a confecção de tecidos de capas de almofadas, tapetes, cortinas e estofados.
Além disso, o Brasil é considerado o terceiro maior produtor de algodão do mundo, com destaque para os estados de Mato Grosso, Bahia e Mato Grosso do Sul, seus principais produtores.
SISAL
Feito a partir das folhas da planta Agave Sisalana, o sisal tem sua origem no México. Aqui no Brasil, é encontrado, principalmente, na Bahia e na Paraíba, devido às condições climáticas ideais (altas temperaturas e pouca chuva) para o seu desenvolvimento.
Acessórios de tapeçaria e objetos de artesanato, como cestas, são suas principais aplicações.
PALHA
Flexibilidade e leveza são as principais características da palha.
Com origens multiculturais desde os tempos de colonização do país, a palha pode ser extraída de inúmeras plantas, como jambu, junco, carnaúba, bananeira, entre outras.
Devido a sua versatilidade e riqueza, pode ser encontrada em todas as regiões do Brasil, com suas variações devido ao clima e a vegetação de cada estado.
Abajures, luminárias, cestos, tapetes e esteiras são alguns dos usos dessa fibra.
Agora imagine decorar o seu ambiente com objetos que não só te conectam com a natureza mas também à cultura rica e diversa do nosso país? E o melhor: com toda a elegância desse material que o seu ambiente merece.
E para te ajudar nessa tarefa, conte com a Casa Brasileira para executar o seu projeto com estilo e brasilidade!
Se achou este conteúdo interessante, compartilhe com as pessoas que também vão gostar.